Noções básicas de treinamento de mountain bike
Mountain Bike

Noções básicas de treinamento de mountain bike

Como obter o máximo de sua pilotagem com nossas quatro áreas principais a serem consideradas em seu treinamento.

Como obter o máximo de sua pilotagem com nossas quatro áreas principais a serem consideradas em seu treinamento.

Como obter o máximo de sua pilotagem com nossas quatro áreas principais a serem consideradas em seu programa de treinamento.

O objetivo principal do mountain bike é ser divertido, mas se você realmente quiser progredir, você precisa aplicar os princípios de especificidade, individualização, progressão e sobrecarga ao seu treinamento para obter o máximo benefício.

1. Especificidade do ciclismo

As tensões aplicadas ao corpo durante o treinamento devem ser as mesmas experimentadas no esporte escolhido. Em outras palavras, se você está planejando realmente entrar no mountain bike e tem apenas uma quantidade limitada de tempo para treinar, então você deve dedicar o tempo a pedalar e não a outros esportes como corrida.

Se você está planejando usar o mountain bike ou outras formas de equitação como parte de um programa geral de condicionamento físico, não se preocupe com esse princípio. Se você vai se concentrar apenas no mountain bike, é algo do qual você deve estar muito atento.

2. Personalização do treinamento

Este é um princípio crucial; o fato fundamental de que todos são diferentes! Cada pessoa reage ao treinamento de uma maneira diferente. Se você estiver pedalando com um amigo e fazendo exatamente a mesma quantidade de treinamento, não se preocupe se um de vocês ficar em forma mais rápido do que o outro; é disso que se trata a individualização.

Pode ser que um de vocês esteja com alguma pressão no trabalho ou dificuldades em casa, mas onde quer que esteja, é surpreendente o que pode afetar o seu treinamento. Alguns dias o seu treino pode correr muito bem e no dia seguinte, embora tenha sido exactamente a mesma prova, pode ser um pesadelo. Isso é individualização.

3. Progressão

Isso tem tudo a ver com a necessidade de aumentar gradualmente a carga de trabalho que você coloca seu corpo. É fundamental combinar treino e descanso, aumentando ao mesmo tempo o stress que o corpo sofre. Este denominado 'stress' é uma combinação da frequência, duração e intensidade do treino.

A progressão tem tudo a ver com pequenos incrementos. Não é o caso de fazer um passeio de 30 km um dia e um passeio de 80 km alguns dias depois. Você só deve progredir em termos de tempo ou distância em torno de 5 a 10 por cento de cada vez. A abordagem mais segura é aumentar sua milhagem semanal em não mais do que 5 por cento.

4. Sobrecarga

O overtraining é um problema muito comum e ocorre quando você não descansa o suficiente durante o programa de treinamento. Isso não deve ser confundido com sobrecarga, que é a exposição planejada a um aumento da carga de trabalho e a quantidade certa de descanso entre cada pedalada. Sem a quantidade correta de descanso, você obtém overtraining. Com a quantidade correta de treinamento aumentado e o descanso certo, você obtém sobrecarga. A sobrecarga é essencial para melhorar o seu ciclismo. Você não deseja obter o efeito reverso, overtraining.