Skip to main content

Atualizado em 13/06/2022

Vale a pena pagar por um ajuste de bicicleta?

Alguns ciclistas juram os benefícios de obter um ajuste de bicicleta, enquanto outros acham que é uma despesa desnecessária, então quem está certo?

Vale a pena pagar por um ajuste de bicicleta?

Alguns ciclistas juram os benefícios de obter um ajuste de bicicleta, enquanto outros acham que é uma despesa desnecessária, então quem está certo?

Nos últimos anos, os ajustes de bicicletas aumentaram drasticamente em popularidade, em conjunto com o aumento dramático no número de pessoas que andam de bicicleta, seja de forma competitiva ou recreativa. Uma indústria inteira dedicada a ajustes biomecânicos de precisão, sob medida, está agora florescendo em todo o mundo. Mas a questão é; Eles realmente valem a pena?

O que é um ajuste de bicicleta?

Em poucas palavras, o objetivo de um ajuste de bicicleta é otimizar a posição do piloto em uma bicicleta para garantir o máximo conforto e melhor entrega de potência e, portanto, melhorar a eficiência geral. Outros fatores também são estudados em detalhes, como a aerodinâmica, mas o objetivo geral é obter o máximo da combinação entre piloto e bicicleta, reduzindo o risco de lesões.

Por que fazer um ajuste de bicicleta?

O posicionamento incorreto em uma bicicleta pode resultar em mais do que apenas um passeio abaixo da média e decepcionante. Em primeiro lugar, você não será capaz de aproveitar toda a extensão da força que você gera; em segundo lugar, você também pode acabar se sentindo extremamente desconfortável com mãos e pés doloridos ou mesmo dormentes, acrescente a isso joelhos e dores nas costas. Se não forem tratadas, essas ‘dores’ iniciais podem evoluir para condições e até mesmo lesões. Não estou tentando ser excessivamente alarmista aqui ..

O objetivo principal de um ajuste de bicicleta bem-sucedido é chegar a um ponto em que você quase não sinta mais que a bicicleta está lá.

O objetivo principal de um ajuste de bicicleta bem-sucedido, além dos motivos já mencionados, é chegar a um ponto em que você quase não sinta mais que a bicicleta está lá. A máquina deve se tornar essencialmente uma extensão de você, permitindo que você aproveite a experiência de pilotagem com total conforto e se concentre exclusivamente em aplicar a pressão e a força que desejar por meio dos pedais. Além de desfrutar da paisagem circundante, em vez de se preocupar com o motivo de se sentir desconfortável, enquanto se desloca constantemente na sela para tentar encontrar a posição certa.

Detalhe de ajuste de bicicleta

Existem inúmeras metodologias usadas no processo de ajuste da bicicleta, algumas mais complexas e detalhadas do que outras, usando uma variedade de tecnologias diferentes. Alguns se concentram em ajustes biomecânicos tradicionais, enquanto outros procuram usar dados fisiológicos (potência, cadência, frequência cardíaca) como referência. Na verdade, hoje em dia, a escolha pode ser um pouco opressora. O processo geralmente leva cerca de 2 a 3 horas e normalmente inclui uma entrevista de pré-ajuste, bem como uma avaliação de flexibilidade. (Conseguir uma posição ideal é uma coisa, ser capaz de realmente alcançá-la é outra!) A entrevista é uma parte crítica do processo, pois fatores como lesões / condições prévias e existentes precisam ser levados em consideração e considerados.

As próximas etapas principais são descobrir as posições ideais para os cinco pontos de contato onde você encontra a bicicleta; mãos (posições da haste, guiador e capô da alavanca), pés (pedais e manivelas) e pélvis / costas (posição do selim). Não descreverei em detalhes cada método, pois os adaptadores diferentes usam uma variedade de metodologias usando equipamentos diferentes, alguns em um nível mais básico e outros usando lasers e captura de movimento 3D de última geração. Todos geralmente usam algum tipo de equipamento hidráulico que pode ser ajustado manualmente ou automaticamente enquanto você dirige enquanto os dados são capturados.

Outro elemento chave para garantir que está certo é a altura da pilha da haste; a altura das suas mãos ao repousar no topo do guiador em comparação com a sua posição sentada. Isso geralmente é chamado de diferencial de queda da haste da sede. Na maioria das vezes, os pilotos profissionais têm o avanço ‘rebaixado’ para baixo, com uma diferença considerável de altura em comparação com seu assento. Isso ocorre porque os profissionais precisam adotar uma posição muito aerodinâmica. No entanto, essa postura é muito extrema e pode causar dores nas costas ou até mesmo danos se for tentada por um piloto novo no esporte. É um erro comum quando pilotos inexperientes procuram orientação nas posições dos profissionais.

Quando você considera que uma bicicleta é simétrica e nossos corpos estão longe disso, você pode ver que esse processo não é um simples caso de ‘medir e ir …’

Quando você considera que uma bicicleta é simétrica e nossos corpos estão longe disso, você pode ver que esse processo não é um simples caso de ‘medir e ir’, mas uma avaliação rigorosa e detalhada envolvendo o ajuste fino de cada ponto de contato. E então há o efeito de golpe biomecânico para outras áreas se algo não estiver certo para resolver também. Áreas específicas que podem exigir um pouco de tentativa e erro são as posições dos encaixes do pedal, por exemplo. Tradicionalmente, isso pode ser um assunto bastante prolixo e árduo de se acertar, com consequências potencialmente sérias para os joelhos se você errar. O processo de ajuste da bicicleta tornará isso muito mais fácil.

Quando você leva tudo isso em consideração, pode começar a ver onde o dinheiro é gasto. Você está pagando por experiência, tempo e alguns equipamentos e tecnologia muito caros quando olha para a extremidade mais cara do espectro do Fit.

Para caber ou não caber?

É claro que existem maneiras de definir você mesmo a posição da bicicleta e isso ainda é o que a maioria das pessoas faz. Existem muitos guias on-line úteis por aí, caso você não queira gastar muito em um ajuste de bicicleta. A decisão de entrar ou não em forma também depende de quão seriamente você leva o seu ciclismo. Se você está pedalando puramente por diversão e talvez use sua bicicleta com pouca frequência, um guia online será adequado. No entanto, se você está procurando competir ou praticar esportes, certamente é algo a considerar. Uma maneira de ver o ajuste de uma bicicleta é como um investimento. Certamente vai começar com o pé direito, por assim dizer. Se você tentar um ataque, certifique-se de fazer sua pesquisa primeiro.

Tenha em mente que conforme você se desenvolve e muda como piloto (perda de peso, maior flexibilidade, força do núcleo), sua posição também pode mudar. É um processo contínuo fluido e dinâmico. Muitos profissionais de ponta mexem regularmente em sua posição conforme evoluem como pilotos.

Em última análise, depende de você. Você certamente não precisa de um ajuste de bicicleta, pois a maioria de nós (incluindo eu) chegou ao ponto em que estamos usando tentativa e erro e um conhecimento básico da configuração ideal, além de seguir os conselhos de pilotos experientes. Mas, se você tem orçamento, leva o seu ciclismo a sério e está ansioso para ‘avançar’ durante a fase de tentativa e erro e deseja otimizar totalmente a eficiência do seu ciclismo, então vá em frente.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.