Skip to main content

Atualizado em 13/06/2022

5 segredos para o sucesso do ciclismo

Melhore sua pilotagem com estas dicas de desempenho no ciclismo. Vamos lhe dar conselhos sobre como evitar a bonk, esportes, andar em grupo e muito mais.

5 segredos para o sucesso do ciclismo

São inúmeras as formas de garantir o sucesso nas suas viagens, seja uma prova de treino, desportiva ou de corrida.

1. Superar o golpe

O ‘bonk’ se refere ao momento em que seu corpo gasta seu estoque de glicogênio e tem que queimar gordura para continuar a abastecê-lo. Este golpe nos seus estoques de energia significa que você atingiu a temida parede e se sentirá cansado, fraco e precisando de um descanso decente.

Para evitar a surra, prepare alguns lanches de ciclismo que o ajudarão a se manter bem abastecido durante o passeio. Bons lanches para andar de bicicleta incluem: manteiga de amendoim em palitos de maçã ou aipo; metades de batata cozida mas fria; e alguns blocos de queijo grossos. Uma opção de lanche conveniente é a banana – quanto mais madura a banana, mais rápida é a liberação de energia.

2. Pedale na sua cadência ideal

Descobrir como pedalar em sua cadência ideal é importante se você deseja melhorar seu desempenho e atingir seu potencial. Quando você ouve o termo cadência, as pessoas estão se referindo à velocidade com que você pedala. Saber sua cadência, ou saber com que rapidez ou lentidão está pedalando, é importante porque você pode ajustar sua velocidade para garantir que está pilotando com eficiência e que sua cadência é suave.

Se você é novo no ciclismo, tente pedalar de 60 a 70 rpm.

Então, qual é a sua cadência ideal? Bem, de acordo com a IDEA Health and Fitness Association, os ciclistas profissionais de elite podem pedalar com uma cadência de 140 a 170 rpm (rotações do pedal por minuto). A menos que você seja Bradley Wiggins, recomendamos que você não tente igualar essa rotação, mas em vez disso tente pedalar entre 80-100 rpm. No entanto, se você é novo no ciclismo, tente pedalar de 60 a 70 rpm.

Se você quiser medir sua rpm, existem dispositivos que podem fazer isso por você ou, em um período de 15 segundos, você pode contar a quantidade de revoluções que consegue em uma de suas pernas e, em seguida, multiplicar esse número por quatro.

3. Pratique o ciclismo em grupo

Se você puder andar com facilidade em um grupo, não apenas seu desempenho melhorará, mas também será um piloto muito mais seguro. Para melhorar o seu ciclismo em grupo você deve participar de alguns eventos e se familiarizar com a pedalada em packs. Durante o evento, certifique-se de não frear bruscamente e manter seus movimentos suaves e previsíveis para o benefício de outros pilotos. Fale com as pessoas ao seu redor.

Freqüentemente, se um carro for ouvido ou visto, outros passageiros informarão ao grupo e você deverá retribuir. Você também deve estar atento às mudanças na estrada, portanto, fique alerta e preste atenção a curvas fechadas, buracos e quaisquer outras quebras na estrada.

4. Reabastecer

O que você faz quando termina um grande passeio? Você limpa sua bicicleta e depois pula no chuveiro? Se você fizer tudo isso sem reabastecer, está cometendo um grande erro.

Após o exercício, você precisa repor os nutrientes perdidos e ajudar seu corpo a se recuperar.

Após o exercício, você precisa repor os nutrientes perdidos e ajudar seu corpo a se recuperar. Quanto mais cedo você fizer isso, melhor porque seu corpo é ultra-receptivo à absorção de nutrientes após o treino. O olímpico Chris Hoy costumava jurar que reabastecia com um shake de proteína porque achava que os shakes eram mais fáceis de absorver do que uma grande refeição. Após a próxima viagem, certifique-se de comer ou beber logo após terminar e certifique-se de incluir proteínas em tudo o que estiver consumindo.

5. Eventos

Você não deve apenas entrar em eventos de ciclismo para se testar, mas também deve misturar o tipo de eventos que participa. Experimentar novos passeios irá motivá-lo e trabalhá-lo de maneiras diferentes, o que significa que, de modo geral, você verá grandes melhorias no modo de pedalar. Se você está acostumado a marcar milhas no treinamento, tente inserir um audax (um evento cronometrado em que os participantes têm que ir de A a B usando um mapa e suas habilidades de orientação) ou se você está acostumado a fazer corridas solo em velocidade tente treinar para um esporte (um evento de longa distância) onde se locomover costuma ser o principal objetivo dos pilotos, em vez de percorrer a distância com toda a força.

Como alternativa, se você começou a levar o seu ciclismo muito a sério, tente trazer um pouco de diversão de volta às suas pedaladas. Por que não participar de passeios mais sociais com algumas paradas ao longo do caminho. Você pode até levar uma câmera com você e, assim, prestar mais atenção às cenas ao seu redor para dar um foco diferente aos seus passeios.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.