Skip to main content

Atualizado em 13/06/2022

Como se manter motivado ao treinar para um evento de ciclo

Falta de motivação para os treinos? Supere isso e obtenha algumas idéias de como você pode colocar um pouco de efervescência em seu treinamento.

Como se manter motivado ao treinar para um evento de ciclo

Haverá momentos durante o seu treinamento para um próximo evento de ciclismo em que você sentirá falta de motivação e entusiasmo para a tarefa à frente. Aqui estão seis dicas para ajudá-lo a superar esses sentimentos e se manter motivado durante o treinamento para o evento.

1. Concentre-se no seu objetivo

Embora concluir o evento em si seja sua principal meta de longo prazo, você pode descobrir que, quando começar a treinar com muitos meses de antecedência, o evento parecerá como uma vida inteira. Você então corre o risco de cair na mentalidade indesejada de adiar o treinamento até o último minuto. Em vez disso, você deve se manter motivado durante todo o treinamento, dividindo o objetivo principal em etapas menores e mais gerenciáveis.

Estabeleça metas alcançáveis, como mirar em uma certa distância. Então, uma vez que uma meta tenha sido completada, você ganhará a confiança para seguir em frente e alcançar sua próxima meta, um pouco mais difícil. Ao escolher muitas metas realistas de curto prazo, seu treinamento progredirá de acordo e você dará os passos necessários para poder concluir o evento desejado.

2. Treine como parte de um grupo

Você ficará surpreso com o quanto pode se esforçar mais durante o treinamento apenas por estar na companhia de outras pessoas. Andar em grupo é uma ótima maneira de encontrar motivação em um ambiente mais competitivo. Você também deve aproveitar a oportunidade para praticar a equitação em grupo para aprender a etiqueta esperada. É uma boa forma de se preparar para o ambiente que irá enfrentar no dia do evento.

Andar em grupo é uma ótima maneira de encontrar motivação em um ambiente mais competitivo.

As pessoas ao lado de você durante o treinamento irão encorajá-lo a ir mais fundo e seguir em frente. Também é muito mais fácil para você falar sozinho para não terminar um passeio do que decepcionar um de seus amigos ou inventar uma desculpa para não poder sair com seu clube de ciclismo.

3. Mude sua rotina

Para se manter motivado durante o treinamento, é vital que você mantenha seus treinos variados. Percorrer a mesma rota repetidamente se tornará rapidamente tedioso e é menos provável que você continue se não estiver gostando de treinar. Experimente treinar em ambientes fechados e ao ar livre, combine suas longas pedaladas com treinos de força e flexibilidade e também participe de outros esportes além do ciclismo.

Você também pode marcar um encontro com um amigo em um determinado lugar (a uma distância adequada de sua casa) e pedalar para encontrá-lo lá. Dessa forma, você tem a motivação de saber que tem que estar em algum lugar em um determinado momento e, portanto, terá mais chances de sair e chegar ao seu destino. É vital que você varie seu treinamento para que seu condicionamento físico progrida e você não fique entediado.

4. Use um aplicativo de rastreamento

Uma ótima maneira de acompanhar seu progresso e monitorar seus objetivos é usar um aplicativo de rastreamento. Você provavelmente encontrará mais motivação se puder ver um exemplo tangível de seus passeios e seu progresso no condicionamento físico. Um aplicativo pode fornecer informações detalhadas e precisas sobre suas rotas, desempenhos e permite monitorar seus objetivos individuais.

Usar um aplicativo pode ser útil para ajudá-lo a planejar diferentes rotas de ciclismo para ajudar a manter sua rotina variada …

Você pode então descobrir o que precisa fazer para continuar progredindo em seu condicionamento. Ao ver as distâncias exatas que está percorrendo em seus passeios, você também verá o quanto mais precisa se esforçar no treinamento para concluir o evento previsto. Usar um aplicativo também pode ser útil para ajudá-lo a planejar diferentes percursos de bicicleta para ajudar a manter sua rotina variada, proporcionando-lhe assim mais motivação para os passeios.

5. Ouça música durante as sessões turbo

Estudos descobriram que, ao ouvir música, a sensação de fadiga pode ser desviada e a distração pode ajudá-lo a superar esses momentos difíceis. Não recomendamos andar ao ar livre enquanto ouve música por causa do risco de segurança, mas sim durante as sessões de turbo em ambientes fechados. A música pode elevar seriamente o seu humor e ouvir melodias animadas pode ser o suficiente para ajudá-lo a encontrar aquele pouco de motivação extra de que você precisa para continuar com seu treinamento.

O ritmo da música que você está ouvindo pode ajudá-lo a aumentar seu ritmo de ciclismo, mas a letra de uma música é tão importante para motivar e inspirar um indivíduo. A música atua como uma distração para o seu cérebro. Se você estiver se concentrando na música que está ouvindo, você bloqueia pistas externas e é mais provável que encontre sua zona e conclua uma sessão de treinamento bem-sucedida.

6. Dê a si mesmo tempo suficiente para descansar

Permitir que seu corpo tenha tempo suficiente para se recuperar é tão importante quanto o próprio exercício. Uma razão pela qual você pode achar tão difícil se motivar durante o treinamento para um evento pode ser o resultado do overtraining. Treinar demais deixará seu corpo exausto. Se você se sentir estranhamente cansado e seus músculos constantemente se sentirem fatigados toda vez que você sair de bicicleta, você pode estar forçando demais o seu corpo.

Por meio do overtraining, você tem uma probabilidade consideravelmente maior de contrair lesões e pode acabar reduzindo seriamente suas chances de competir no evento de ciclismo de sua escolha. É essencial que você se lembre de programar tempo para períodos de descanso em seu plano de treinamento, para manter a motivação e garantir que você esteja bem preparado para o evento escolhido.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.