Como os ciclistas podem evitar ou tratar a dor na sela
Lesões e recuperação de ciclismo

Como os ciclistas podem evitar ou tratar a dor na sela

Dor na sela, é um pé no saco. Mas como você o evita ou lida com ele caso comece a sentir desconforto durante ou após um passeio?

Dor na sela, é um pé no saco. Mas como você o evita ou lida com ele caso comece a sentir desconforto durante ou após um passeio?

Dor na sela, é um pé no saco. Mas como você o evita ou lida com ele caso comece a sentir desconforto durante ou após um passeio?

As horas na bicicleta podem ter um preço, mas em particular na parte do corpo em contacto com o selim. São os seus "ossos da bacia" e o períneo (a área entre o ânus e os genitais), que são as áreas que suportam a maior parte do seu peso durante a cavalgada e, como tal, são as áreas mais sujeitas a dores.

Existem vários motivos pelos quais a dor se desenvolve durante uma viagem ou durante um período de tempo. O principal motivo é a pressão, em que o peso corporal se concentra em uma pequena área, o que reduz o fluxo sanguíneo para essa área, o que significa que a pele não recebe o oxigênio e os nutrientes de que precisa para funcionar de maneira eficaz. Cada pedalada causa uma ligeira mudança de peso na sela, causando calor e fricção, e um aumento de suor e umidade na área agravam o problema.

Em alguns casos, os ciclistas podem sofrer atrito na parte interna das coxas, causado pela fricção no selim durante o movimento de pedalada. Outros problemas podem incluir infecções na base dos folículos capilares causadas por equitação ou úlceras na pele causadas por infecções bacterianas que prosperam em ambientes úmidos e quentes.

A dor na sela geralmente ocorre menos conforme seu corpo se acostuma a cavalgar.

Para muitos passageiros, os problemas podem ser menos graves. Freqüentemente, tudo o que eles experimentam é apenas uma leve inflamação e vermelhidão da pele e isso pode acalmar durante a noite. Geralmente também ocorre menos conforme seu corpo se acostuma a andar de bicicleta, mas ainda há uma série de medidas que devem ser tomadas para garantir que a dor ou irritação nunca saia do controle.

Como evitar a dor na sela?

Construir gradualmente

Não se precipite em fazer uma viagem mega-longa e espere que sua bunda lhe agradeça por isso. Assim como seu treinamento, você precisa crescer constantemente e permitir que seu corpo se adapte. Com o tempo na sela, seu material rodante ficará mais resistente e se acostumará a dirigir, mas não exagere. Conforme você se torna um piloto mais experiente, você se tornará mais estável no selim e se moverá muito menos do que quando começou.

Saia da sela

Dê ao seu traseiro um descanso em um passeio, saindo da sela ocasionalmente. Mesmo quando estiver percorrendo uma rota razoavelmente plana, ainda vale a pena ficar de pé nos pedais e sair do selim a cada 10 minutos ou mais para restaurar o fluxo sanguíneo para as áreas afetadas.

Tenha um ajuste adequado de bicicleta

Uma bicicleta de tamanho incorreto ou mal configurada pode fazer uma grande diferença para o seu conforto em uma longa viagem. O que você deseja é uma configuração que distribua seu peso de maneira uniforme e minimize o movimento lateral no selim. Um ajuste adequado da bicicleta configurará sua bicicleta corretamente, incluindo a altura e o ângulo do selim. Também pode potencialmente destacar problemas como ter uma perna mais longa do que a outra, o que pode forçá-lo a mudar de posição no selim para alcançar o pedal com a perna mais curta. Esse tipo de problema pode ser resolvido usando uma cunha corretiva sob o grampo para construir seu sapato até a altura certa.

Escolha de sela

A escolha da sela é algo pessoal. O que funciona para um piloto pode ser uma agonia para outro, então não siga as recomendações, pelo menos não antes de experimentá-las. Apesar do que as pessoas possam pensar, grandes assentos acolchoados não são necessariamente os melhores e até mesmo a sela de aparência mais dura ou de aparência mais estranha, como aquelas com recortes, narizes duplos e canais, podem acabar sendo o poleiro perfeito para você.

O melhor conselho é experimentar alguns ou visitar uma loja de bicicletas que tenha um serviço de medição de selas que permite medir a distância entre os ossos dos ísquios para encontrar o modelo certo. Alguns fabricantes têm selins de demonstração que podem ser emprestados para um teste. Não se esqueça de que, com o tempo, uma nova sela será "quebrada" pelo seu traseiro e ficará mais confortável.

Não economize em shorts de ciclismo

Quando se trata de comprar shorts de ciclismo, você deve gastar o que puder razoavelmente pagar. A qualidade do short e do acolchoado proporcionarão maior conforto, o que você realmente agradecerá por várias horas em seu passeio. Assim como as selas, diferentes coxins se adaptam a diferentes pilotos, então encontre um que funcione melhor para você e fique com ele. De modo geral, quanto mais você gasta, melhor é o acolchoamento e o conforto. O ideal é usar o babador curto com as alças, pois elas ficam na posição muito melhor durante a condução.

Não use nada por baixo!

Recomenda-se que você use o comando quando usar shorts de ciclismo, pois usar sua própria roupa de baixo por baixo dos shorts pode causar problemas. Roupas íntimas adicionais, especialmente aquelas feitas de algodão, retêm umidade adicional que só aumentará o potencial de irritação da pele, dor ou pior, então vá sem.

Use creme de camurça

Use um par de cuecas de boa qualidade combinadas com creme de camurça para reduzir o atrito ao andar. O creme de camurça (no valor de cerca de dois dedos) deve ser aplicado diretamente na almofada do short e no períneo antes de cavalgar e reduzirá o atrito, a inflamação e o desconforto. Embora possa parecer um pouco estranho, até mesmo um pouco formigante no início, o efeito calmante e refrescante ajudará a manter as coisas frescas e prevenir bactérias.

Seja claro

Minimize o risco de infecção mantendo uma boa higiene. Não reutilize shorts sem antes lavá-los, pois eles podem conter bactérias que podem causar uma infecção. Tente evitar ficar sentado com shorts úmidos após um passeio, pois isso pode encorajar qualquer bactéria que queira se reproduzir e ter sua própria festa em suas calças.

Patch ReSkin

Se você quiser dar um passo adiante na prevenção, pode considerar os adesivos ReSkin, que formam uma barreira para reduzir o atrito. Muito parecidos com um grande esparadrapo, são feitos de um material respirável, quase como uma segunda pele, e colocados nas áreas que sofrem fricção durante a condução. Embora possam parecer um pouco volumosos entre as pernas no início, você logo esquece que eles estão lá para que você possa desfrutar de seus passeios por mais tempo com maior conforto.

Cavalga mais

Ok, então todo mundo machuca quando começam a pedalar, mas quanto mais você monta, mais você se acostuma. Não há substituto para apenas ir lá fora, vestir-se na sela e endurecer o corpo de modo que a sela não se torne mais a lâmina de barbear que você originalmente considerava. Ao pedalar mais com o tempo (e aplicar algumas das dicas acima), você pode superar a dor inicial e, com sorte, tornar o desconforto da sela uma coisa do passado ou, na pior das hipóteses, apenas uma pequena irritação.