Os benefícios do ciclismo para a saúde
Ciclismo para iniciantes

Os benefícios do ciclismo para a saúde

Os benefícios do ciclismo para a saúde são múltiplos, tanto fisiológica quanto psicologicamente. Descubra como o ciclismo pode ser benéfico para você.

Os benefícios do ciclismo para a saúde são múltiplos, tanto fisiológica quanto psicologicamente. Descubra como o ciclismo pode ser benéfico para você.

Andar de bicicleta também é uma das maneiras mais fáceis de incorporar exercícios à sua rotina diária, pois também é um meio de transporte eficiente. Não há dúvida de que essas são apenas algumas das razões pelas quais milhões de pessoas andam de bicicleta regularmente. Então, vamos examinar mais de perto por que o ciclismo é tão bom para você.

1. É divertido

Em primeiro lugar, é simplesmente muito divertido. Não importa quantos anos você tem, se você está em forma ou onde anda de bicicleta, o ciclismo lhe dá uma sensação de liberdade como nenhuma outra atividade. Essa sensação de prazer aumenta ainda mais quando é compartilhada com outras pessoas. Somos uma espécie muito sociável, então não há melhor maneira de aproveitar o tempo com a família e os amigos do que passear de bicicleta, ao ar livre, saboreando a bela paisagem. Manter a forma pode ser divertido também, sabe ...

2. Otimiza a queima de gordura

Andar de bicicleta é uma das melhores formas de exercício para perder peso e, à medida que vai ficando mais em forma, os benefícios são maiores. A queima de gordura ocorre quando sua freqüência cardíaca está em torno de 65-75 por cento do seu máximo e pode ser calculada aproximadamente como; o máximo sendo 220 menos sua idade para homens ou 225 menos sua idade para mulheres.

A queima de gordura ocorre quando sua freqüência cardíaca está em torno de 65-75 por cento do seu máximo.

Agora, você não precisa necessariamente de um monitor de freqüência cardíaca, pois é claro que vai queimar gordura sem ele, mas as vantagens incluem a capacidade de ser específico e definir a zona em que pedalar e, portanto, otimizar sua queima de gordura. Os fisiologistas descobriram que a gordura continua a ser queimada após a equitação; testes mostraram que depois de pedalar por 30 minutos, o corpo continua a queimar calorias em uma taxa maior por algumas horas após parar. Além disso, se você aumentar seu esforço e fizer alguns intervalos curtos (esforços mais curtos e intensos de cerca de um minuto) durante o passeio, você queimará ainda mais calorias do que pedalar ao mesmo tempo, mas com uma intensidade menor. Portanto, um exercício ideal para perder os quilos extras enquanto se diverte ao ar livre.

3. Melhora o seu sono

Andar de bicicleta pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que, por sua vez, pode trazer benefícios indiretos para a saúde. Um estudo da Universidade de Medicina de Stanford, nos Estados Unidos, realizado com pessoas que sofrem de insônia, resultou em uma grande melhora no sono após pedalar por 20 a 30 minutos em dias alternados. O tempo de sono aumentou em uma hora e o tempo para adormecer diminuiu pela metade. Portanto, se às vezes você tem dificuldade para dormir, andar de bicicleta pode ser a resposta para você.

4. É uma ótima maneira de trabalhar o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é o coração e os pulmões, e quanto mais em forma você se torna, com mais eficiência eles funcionam. Isso significa um melhor fluxo sanguíneo e um aumento subsequente na velocidade de bombeamento do oxigênio pelo sistema. Quanto mais eficiente for esse processo, maior será o seu nível de condicionamento físico. Com o tempo, se você aumentar gradualmente a quantidade e a intensidade de sua pilotagem, seu sistema cardiovascular aumentará em eficiência e você ficará em forma.

Pessoas pedalando 20 milhas por semana reduzem o risco de doenças cardíacas para menos da metade das pessoas que não praticam exercícios.

A British Heart Foundation afirma que as pessoas que pedalam 20 milhas por semana reduzem o risco de doenças cardíacas para menos da metade das pessoas que não praticam exercícios. A maneira mais eficaz de treinar seu sistema cardiovascular na bicicleta é pedalar cerca de duas horas e meia por semana, talvez percorrendo distâncias menores para o trabalho alguns dias por semana com uma pedalada mais longa no fim de semana. Você logo verá e sentirá os benefícios, além de economizar dinheiro indo para o trabalho. Em outras palavras, é um cenário de vitória, vitória!

5. Não suporta carga, por isso reduz o risco de lesões

Outra vantagem do ciclismo é que ele é uma forma de exercício sem carga e de baixo impacto. O peso do corpo é suportado pela bicicleta, e não pelas articulações, o que significa que muito menos estresse é colocado sobre eles.

É muito mais fácil para as suas articulações do que correr ou outras atividades aeróbicas de alto impacto e é ideal para problemas nas articulações, ossos quebradiços ou aqueles que retornam ao treinamento após uma lesão. A equitação também ajudará a tonificar seus quadríceps, panturrilhas e músculos glúteos, bem como fortalecer seus tendões, sem o risco de carga / lesão por impacto.

Andar de bicicleta também é uma maneira ideal de aumentar gradualmente seus níveis de condicionamento físico sem agravar ou dificultar o processo de cicatrização. Muitos atletas que não praticam ciclismo (jogadores de futebol ou rúgbi, por exemplo) usam o ciclismo como parte de seu processo de recuperação ativa após uma lesão.

6. É um destruidor de estresse

Finalmente, e além de todos os outros benefícios, se você realmente precisava de mais um motivo para sair e andar de bicicleta, o ciclismo pode ajudar a melhorar sua capacidade cerebral e humor, bem como combater os efeitos do estresse. Muitas pesquisas foram feitas sobre o assunto, mostrando que andar de bicicleta não significa apenas deixar o coração, os pulmões e as pernas mais saudáveis, mas também a massa cinzenta.

Testes demonstraram que os indivíduos tiveram pontuações mais altas em memória, raciocínio e planejamento após um passeio de 30 minutos em uma bicicleta estática. Não só isso, mas o ciclismo pode elevar o seu humor, aumentar a resistência ao estresse e aliviar a ansiedade devido ao aumento dos níveis de endorfinas de bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Você realmente precisa de mais motivos para sair e pedalar? Perca peso, fique em forma e vença o blues. O que há para não gostar de tudo isso ?!